A fruta só cai do pé quando está madura!

Desfralde

Hoje pela manhã, conversando com uma querida amiga de infância pelo bate-papo do face ela me falou que está na fase do desfralde do seu filho. Ah que fase! Me lembro muito bem quando passei por este processo, tenho dois meninos gêmeos que hoje têm 7 anos. Interessante que hoje entendo melhor este processo, mas na época tinha tanta coisa em jogo e no nosso pensamento, que as vezes esquecemos de algo e seguimos em frente sem nem perceber. Em uma visita ao pediatra, durante este processo, eu comentei com ele meus “procedimentos” (fala aqui uma enfermeira) e perguntei a ele se eu estava fazendo algo errado, pois na minha cabeça eles estavam dando muito trabalho para largar as fraldas durante o dia. O pediatra, um senhor mais velho, grandão, muito simpático e experiente, simplesmente virou pra mim e falou: A fruta só cai do pé quando está madura!

Ok, pra bom entendedor meia palavra basta, e eu entendi muito bem! Mudei meu “modus operandi” e coloquei a ansiedade de lado, assim logo depois cada um desfraldou no seu tempo. Quanta felicidade poder usar cuecas nos nossos menininhos!

Levando minha experiência em consideração, segue aqui alguns itens que acho importante levarmos em conta no momento do desfralde:

– Respeite o ritmo do seu filho, não force seu filho a ficar sentado no vazo ou penico, nós mães os conhecemos bem e sabemos quando alguma coisa não está bem e até mesmo quando querem fazer xixi ou cocô;

– Cada criança passa por um processo de amadurecimento, no meu caso isso foi super importante, tenho filhos gêmeos bivitelinos e os dois são muito diferentes, cada um teve seu tempo e seu amadurecimento para cada atividade. Levando isso em consideração evite comparar seu filho a outras crianças, cada criança é uma criança;

– Converse com seu filho, explique que ele já é grandinho e pode usar o penico, ou o vaso sanitário. Compre livros sobre este tema, conte histórias. Eu ganhei um livro muito legal sobre este tema que se chama “Cocô no Trono”. O livro era muito engraçado e mostrava vários animais aprendendo a usar o banheiro. Foi muito útil e os meninos até brigavam pelo livro;

– Controle sua ansiedade, evite pressionar a criança, isso pode tornar este momento de aprendizado em um momento traumático e de medo, pois a criança vai associar um xixi na roupa á uma bronca;

– Com amor, carinho, paciência e perseverança você chega lá e vai ficar muito feliz! Quando perceber seu filhote ou filhota já vai ao banheiro sozinho!

Nesta pagina, este médico pediatra explica muito bem este processo, vale a pena dar um lida!

http://guiadobebe.uol.com.br/a-hora-do-desfralde/

Bjs!

Deixe um comentário

ANTES QUE ELES CRESÇAM

Logo seu anjinho vira um moção. Leia agora.

ᐅ Mil dicas de mãe

Maternidade, comportamento, viagens, experiências...

Andreza Dica e Indica Disney

Maternidade, comportamento, viagens, experiências...

Macetes de Mãe

Maternidade, comportamento, viagens, experiências...

Mãe e coisa e tal

Maternidade, comportamento, viagens, experiências...

